Um livro fascinante que relata de maneira científica, pessoal, filosófica e até poética a biografia do câncer.
"Este livro conta a história do câncer. É a crônica de uma doença antiga. [...] É uma "biografia" no sentido mais verdadeiro da palavra - uma tentativa de penetrar a mente dessa doença imortal, de compreender seu comportamento, de desmistificar seu psiquismo."
O autor discorre de maneira acessível e contagiante os principais pontos desta doença dentro dos 4 mil anos de sua história. Ele vai muito além da biologia com sua incrível precisão científica , aborda também grandes aspectos políticos e sociais, casos clínicos reais com sensibilidade e respeito por cada paciente.
É uma história emocionante de altos e baixo, idas e vindas, onde o autor tenta e tem como seu principal objetivo questionar se a morte do câncer é concebível no futuro, se será possível erradicar esta doença do nosso corpo e da sociedade para sempre.
"a vida do câncer é um resumo da vida do corpo, sua existência é um espelho patológico da nossa. [...] Mesmo em seu núcleo molecular inato, as células cancerosas são cópias de nós mesmos - dotadas de capacidade de sobrevivência, hiperativas, fragmentárias, fecundas e inventivas."
Sobre o autor
Siddharta Mukherjee nasceu em Nova Delhi, 1970. Estudou biologia em Stanford, imunologia em Oxford e formou-se médico em Harvard, especializando-se depois em oncologia. Trabalha no centro médico da Universidade Columbia, onde também é professor. Além deste livro, vencedor do prêmio Pulitzer de jornalismo, a Companhia das Letras também publicou O gene.
Em uma entrevista recente, em 2018 - postado abaixo, o autor comenta que em breve irá atualizar sua obra com 3 novos capítulos. Um sobre prevenção, outro sobre as novas terapias e o último abordando o impacto social nesses 10 anos de intervalo deste a publicação do livro em 2012 até os dias atuais e sua perspectiva para o futuro.
Aguardaremos ansiosos!
Crédito pela imagem: projetoeducador.com.br
Autor: Fernanda de Almeida Brehm
Comments